Inmet emite alerta vermelho e laranja para baixa umidade do ar; confira
População pode sentir ressecamento da pele, dor de cabeça e risco de doenças pulmonares
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho e laranja para baixa umidade do ar para 147 municípios de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Segundo o órgão, podem ser registrados números abaixo do normal.
Ressalta-se que o alerta entra em vigor às 13h e se encerra às 18h desta segunda-feira (25). Além do alerta vermelho, ainda há o laranja, que indica perigo. Neste cenário, as regiões afetadas deverão enfrentar umidade relativa variando entre 20% e 12%.
Conforme o Inmet, o aviso cobre todo o Distrito Federal, além do leste, centro, norte e noroeste de Goiás. Estão sob alerta ainda o extremo oeste da Bahia, o norte e o noroeste de Minas, a região ocidental do Tocantins, além do nordeste mato-grossense.
Devido ao risco potencial de incêndios florestais e à saúde da população durante esta época, pode haver ressecamento da pele, dor de cabeça, risco de doenças pulmonares, além de desconforto nos olhos, bocas e nariz, sendo necessário redobrar os cuidados.
A recomendação é beber bastante líquido, não se expor ao sol nas horas mais quentes, umidificar os ambientes e hidratar a pele. Vale destacar que não é orientado praticar atividades físicas, assim como não consumir bebidas diuréticas, como o café e o álcool.
Leia também